Se você está pesquisando inspirações sobre o seu casamento provavelmente já viu por aí fotos de casamentos reais de tirar o ar, não foi? Tudo tão perfeito que parecia estar orquestrado: os noivos, a luz no fundo, o vento batendo no cabelo.. de impressionar a mais exigente das noivas!
A boa notícia é: você pode também ter fotos assim. E pra te ajudar nessa deliciosa missão, vamos dar três dicas simples que farão toda a diferença no resultado final.
Vamos lá?
Dica 01: Contrate um bom profissional
Apesar dessa dica parecer clichê, ela vem em primeiro lugar pois é a principal. Simples assim. Um bom fotógrafo vai além de alguém que investe dinheiro em equipamento de ponta. Ele investe boa parte do seu tempo estudando, praticando, buscando inspirações, novas locações, novas formas de fotografar. É alguém que consegue deixar os noivos à vontade, ao mesmo tempo em que exerce liderança e os direciona em poses espontâneas e fluidas. Sabe exatamente os melhores horários da luz natural e como posicionar os noivos para tê-la sempre ao seu favor.
Como todo profissional que valoriza seu trabalho, o investimento em um bom fotógrafo exigirá atenção no seu orçamento. A dica que damos é que você avalie o quanto você prioriza uma boa cobertura desse dia único. O valor de boas fotos muitas vezes não pode ser medida em dinheiro, pois se tornam inestimáveis. E é exatamente esse sentimento que todo casal de noivos busca em um fotógrafo de casamento.
Dica 02: Pesquise várias referências e comunique-se com o seu fotografo
Algo que torna o processo bastante assertivo é você saber exatamente o que busca naquele profissional. Para isso, tenha uma vasta gama de referências. Vá conhecendo o que você gosta e o que não. Pesquise gente do mundo todo: diferentes cidades, países, diferentes estilos, diferentes locações e diversos tamanhos de casamento. As referências podem ter dar ideias para poses muito bacanas que você pode sugerir e ver se serão viáveis. Não se limite só a casamentos: veja sessões externas, de família, blogs especializados.
É importante que você estabeleça uma comunicação franca e transparente com o seu fotógrafo. Isso não só torna o processo mais produtivo e mais assertivo, como evita futuras frustações. Caso você se apaixone por mais de um estilo (praia e serra, por exemplo) – você pode escolher o que é mais viável para o casamento e matar sua vontade com uma sessão de fotos externa para exibir no grande dia. Lembre-se de levar suas referências com você na reunião com o fotógrafo!
Dica 03: Valorize o conteúdo, seja o conteúdo!
Se pararmos para pensar, vamos perceber que uma foto é um conjunto de decisões. Do fotógrafo, claro, mas em um casamento são as decisões dos noivos que sobressaem. A decoração, acessórios, cenário, vestuário, iluminação, horário, local – TUDO isso influencia diretamente no que o fotógrafo conseguirá captar. E apesar desses itens serem uma preocupação constante dos noivos, podemos sempre prestar atenção nos detalhes. Iluminação especializada, decoração com referências da identidade dos noivos, presença dos amigos peludos: tudo isso traz um DNA para as fotos que é só de vocês.
E atenção, hein! Nem sempre os detalhes vão se resumir a coisas concretas: muitas vezes sabe o que faz TODA diferença? É aquele olhar apaixonado, dançar olhando nos olhos, aquela gargalhada descontraída, ou um abraço suado de quem dançou muito na pista. Esses momentos permitem que os fotógrafos façam o que eles fazem de melhor: capturem a energia do momento, em fotos que farão vocês se emocionarem. Noivos, sejam o conteúdo!
Artigo escrito pela celebrante de casamentos Naira Oliveira especialmente para nosso blog.
Deixe um comentário