Como Otimizar Imagem para o Facebook no Lightroom

Não há nada mais chato que tirar uma foto, editar com todo cuidado, aplicar nitidez e na hora de compartilhar a imagem no Facebook ver todo o seu trabalho destruído pela compressão de imagens aplicada pelo computadores da rede social.

Fiz esse artigo ilustrando o método que utilizo no Lightroom 5 para que minhas imagens fiquem com a melhor qualidade possível no Facebook.

Também demonstro um método alternativo para quem não quer usar nenhum software além do Lightroom para otimização da imagem.

Quando você faz o upload de uma imagem com a resolução maior que os 2048px máximos do Facebook e com um tamanho de arquivo grande, essa imagem será compactada para salvar espaço nos servidores da rede e para que a mesma possa carregar mais rápido quando visualizadas. O grande problema é que o Facebook compacta demais e acaba destruindo a imagem, fazendo com que a mesma pareça granulada e de má qualidade.

Então para que vc não publique mais imagens com 5000px e 10mb de tamanho fazendo com que elas fiquem ruins, vou demonstrar passo a passo como otimizo minhas imagens no Lightroom.

1. PRIMEIRO PASSO

Após editar a imagem no Lightroom, pressione command+shif+e(CTRL+SHIF+E) para exportar e logo em seguida você verá essa janela:

como otimizar imagem para facebook lightroom

1º- CONFIGURAÇÕES DE ARQUIVO

O “formato da imagem” deve ser JPEG e o “espaço de cor” deve ser sRGB, que é o padrão da internet.

A “qualidade” deve ficar em 100 para manter a nitidez e qualidade geral da imagem em telas de retina, cada vez mais comuns.

GOSTA DE FOTOGRAFIA? ASSINE NOSSO CANAL NO YOUTUBE


QUERO APRENDER AGORA

2º DIMENSIONAMENTO DE IMAGEM

Deixe a “aresta longa” com 2048px, que é a resolução máxima do Facebook até o momento.

Altere a “resolução” para 75 dpi.

3º NITIDEZ DE SAÍDA

Coloque a nitidez para “tela” e coloque em “máxima”, salvo se você tiver aplicado muita nitidez de entrada enquanto editou a imagem.

4º METADADOS

Deixe apenas “direitos autorais”, pois assim vc evita de ter mais informações no arquivo imagem e aumentar o seu tamanho.

Pronto, agora exporte para a pasta que você deseja.

Veja na imagem abaixo que o arquivo exportado tem 1,7MB de tamanho. Isso é muito, por isso o Facebook comprime a imagem para que ela fique pequena, só que nessa compressão eles retiram muito a qualidade das nossas fotos. Diante disso, você precisa comprimir esse arquivo sem perda de qualidade para que o facebook não o faça por você no upload.

como otimizar imagem para facebook lightroom

2. USAR O PROGRAMA JPEGmini

Como eu disse, após exportada a imagem ficou com 1,7MB de tamanho de arquivo. Agora vem o pulo do gato.
Eu utilizo para otimizar o tamanho dos meus arquivos para publicações no meu site, facebook e até mesmo para entrega aos clientes o programa JPEGMINI. Esse programa é fantástico, pois eles tem um algoritmo maluco que diminui o tamanho dos arquivos JPEG de forma absurda e sem perder absolutamente NADA em qualidade. É economia pura de espaço no seu servidor, HD e de quebra ele otimiza suas imagens para publicar no Facebook.

O que eu faço é o seguinte, logo após a exportação de todas as imagens que desejo publica eu abro o JPEGmini e as otimizo.

como otimizar imagem para facebook lightroom

Vejam no screenshot abaixo que o arquivo foi reduzido de 1,7MB para apenas 354kb. Simplesmente uma redução de 4.3X sem perda alguma de qualidade!!!! Diante disso o algoritmo chato do Facebook não irá diminuir mais a qualidade das fotos porque eu já fiz isso por eles com um programa muito superior ao que eles usam. :-P

como otimizar imagem para facebook lightroom

JPEGmini não é um software barato, mas ele vale cada centavo, principalmente se você entrega suas fotos via wetransfer, Dropbox, etc. Quem me deu a dica deles foi o fotógrafo mexicano Fer Juaristi em um Workshop que fiz com ele.

Você pode comprar no site oficial ou na B&H Photo via download digital.

GOSTA DE FOTOGRAFIA? ASSINE NOSSO CANAL NO YOUTUBE


QUERO APRENDER AGORA

3. PUBLICAR NO FACEBOOK.

Não custa lembrar, que se você vai publicar as imagens em um álbum no Facebook, deve marcar a opção “alta qualidade” como no screenshot abaixo.

como otimizar imagem para facebook lightroom

Método sem utilizar o JPEG Mini

Caso você não queira comprar o JPEG mini, uma opção é diminuir a qualidade da imagem para 90 no painel de exportação do Lightroom. Você pode ver como fiz através da imagem abaixo.

Eu fiz alguns testes e os resultados são bem parecidos. Entretanto, ainda seria vantagem comprar o JPEG Mini para economizar com armazenamento em nuvem, transferir fotos para os clientes mais rapidamente e diminuir custos com CDN e hospedagem.

Tem outras dicas? Compartilhe conosco nos comentários. Ou, caso queira, você pode ver todas as fotos da e-session linda que ilustra esse post.


PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PRO SEU CASAMENTO?

RECEBER UM ORÇAMENTO

VEJA MAIS, NÃO VAI EMBORA

DEIXE UM COMENTÁRIO


Newsletter

Assine nossa lista VIP e receba nossas novidades, promoções e dicas.


Rua Coronel Linhares, 1516 - Fortaleza - Ceará - Brasil
T: +55 (85) 98205-7672


Powered by WPengine & G Suite