Poucas datas restantes em 2017 e agenda aberta para 2018! SOLICITAR ORÇAMENTO

Como Otimizar Imagem para o Facebook no Lightroom

Não há nada mais chato que tirar uma foto, editar com todo cuidado, aplicar nitidez e na hora de compartilhar a imagem no Facebook ver todo o seu trabalho destruído pela compressão de imagens aplicada pelo computadores da rede social.

Fiz esse artigo ilustrando o método que utilizo no Lightroom 5 para que minhas imagens fiquem com a melhor qualidade possível no Facebook.

Também demonstro um método alternativo para quem não quer usar nenhum software além do Lightroom para otimização da imagem.

Quando você faz o upload de uma imagem com a resolução maior que os 2048px máximos do Facebook e com um tamanho de arquivo grande, essa imagem será compactada para salvar espaço nos servidores da rede e para que a mesma possa carregar mais rápido quando visualizadas. O grande problema é que o Facebook compacta demais e acaba destruindo a imagem, fazendo com que a mesma pareça granulada e de má qualidade.

Então para que vc não publique mais imagens com 5000px e 10mb de tamanho fazendo com que elas fiquem ruins, vou demonstrar passo a passo como otimizo minhas imagens no Lightroom.

1. PRIMEIRO PASSO

Após editar a imagem no Lightroom, pressione command+shif+e(CTRL+SHIF+E) para exportar e logo em seguida você verá essa janela:

como otimizar imagem para facebook lightroom

1º- CONFIGURAÇÕES DE ARQUIVO

O “formato da imagem” deve ser JPEG e o “espaço de cor” deve ser sRGB, que é o padrão da internet.

A “qualidade” deve ficar em 100 para manter a nitidez e qualidade geral da imagem em telas de retina, cada vez mais comuns.

2º DIMENSIONAMENTO DE IMAGEM

Deixe a “aresta longa” com 2048px, que é a resolução máxima do Facebook até o momento.

Altere a “resolução” para 75 dpi.

3º NITIDEZ DE SAÍDA

Coloque a nitidez para “tela” e coloque em “máxima”, salvo se você tiver aplicado muita nitidez de entrada enquanto editou a imagem.

4º METADADOS

Deixe apenas “direitos autorais”, pois assim vc evita de ter mais informações no arquivo imagem e aumentar o seu tamanho.

Pronto, agora exporte para a pasta que você deseja.

Veja na imagem abaixo que o arquivo exportado tem 1,7MB de tamanho. Isso é muito, por isso o Facebook comprime a imagem para que ela fique pequena, só que nessa compressão eles retiram muito a qualidade das nossas fotos. Diante disso, você precisa comprimir esse arquivo sem perda de qualidade para que o facebook não o faça por você no upload.

como otimizar imagem para facebook lightroom

2. USAR O PROGRAMA JPEGmini

Como eu disse, após exportada a imagem ficou com 1,7MB de tamanho de arquivo. Agora vem o pulo do gato.
Eu utilizo para otimizar o tamanho dos meus arquivos para publicações no meu site, facebook e até mesmo para entrega aos clientes o programa JPEGMINI. Esse programa é fantástico, pois eles tem um algoritmo maluco que diminui o tamanho dos arquivos JPEG de forma absurda e sem perder absolutamente NADA em qualidade. É economia pura de espaço no seu servidor, HD e de quebra ele otimiza suas imagens para publicar no Facebook.

O que eu faço é o seguinte, logo após a exportação de todas as imagens que desejo publica eu abro o JPEGmini e as otimizo.

como otimizar imagem para facebook lightroom

Vejam no screenshot abaixo que o arquivo foi reduzido de 1,7MB para apenas 354kb. Simplesmente uma redução de 4.3X sem perda alguma de qualidade!!!! Diante disso o algoritmo chato do Facebook não irá diminuir mais a qualidade das fotos porque eu já fiz isso por eles com um programa muito superior ao que eles usam. :-P

como otimizar imagem para facebook lightroom

JPEGmini não é um software barato, mas ele vale cada centavo, principalmente se você entrega suas fotos via wetransfer, Dropbox, etc. Quem me deu a dica deles foi o fotógrafo mexicano Fer Juaristi em um Workshop que fiz com ele.

Você pode comprar no site oficial ou na B&H Photo via download digital.

3. PUBLICAR NO FACEBOOK.

Não custa lembrar, que se você vai publicar as imagens em um álbum no Facebook, deve marcar a opção “alta qualidade” como no screenshot abaixo.

como otimizar imagem para facebook lightroom

Método sem utilizar o JPEG Mini

Caso você não queira comprar o JPEG mini, uma opção é diminuir a qualidade da imagem para 90 no painel de exportação do Lightroom. Você pode ver como fiz através da imagem abaixo.

Eu fiz alguns testes e os resultados são bem parecidos. Entretanto, ainda seria vantagem comprar o JPEG Mini para economizar com armazenamento em nuvem, transferir fotos para os clientes mais rapidamente e diminuir custos com CDN e hospedagem.

Tem outras dicas? Compartilhe conosco nos comentários. Ou, caso queira, você pode ver todas as fotos da e-session linda que ilustra esse post.


Comentários (4)

    • Yago, obrigado pelo comentário. Eu uso o JPEG Mini para entregar pro cliente também. Fiz alguns testes de impressão e a qualidade não é afetada. O programa é incrível. Quem me indicou foi o Fer Juaristi em um WS que fiz com ele.

  • Olá Arthur, eu otimizo a imagem pelo Lightroom, mas entrego para o cliente a imagem com o tamanho original. A imagem otimizada pode ser entregue ao cliente também, ou tem diferença na qualidade e só ideal para publicações online?

    • Marina, eu uso o JPEG Mini para entragar pro cliente também. Fiz alguns testes de impressão e a qualidade não é afetada. O programa é incrível.
      Economizo uma grana com pendrive, hospedagem, etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Coronel Linhares, 1516 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Telefone: +55 (85) 99998-9698

Powered by WPengine & G Suite