Backup – Cuidado com as Fotos de um Casamento


Não há nada mais assustador na vida de um fotógrafo de casamento do que a possibilidade de perder as fotos de um cliente. Diante dessa possibilidade, buscamos as mais diversas formas de backup e segurança da informação para que em hipótese alguma tenhamos que explicar(sem ter explicação) a um cliente que ele jamais verá as fotos do casamento dele.

Eu sou muito paranóico com isso e tenho métodos até considerados exagerados para dormir tranquilo após um casamento e saber que meu cliente irá ter todas fotos com a qualidade e segurança que ele merece.

Nesse artigo vou falar sobre meu fluxo de trabalho com relação à segurança dos arquivos.

1.Retirar todos os cartões das câmeras.

Esse é o primeiro passo. Ainda no local do casamento eu retiro todos os cartões das 4 câmeras que utilizo com a equipe e os guardo em uma bolsinha dentro do meu bolso. Tem que ser no meu bolso, pois se por acaso eu for assaltado e roubarem o carro, as câmeras vão, mas as fotos estarão aqui comigo em segurança.

Caso o casamento seja fora de Fortaleza, minha cidade, eu mando uma cópia de todas as fotos por SEDEX até minha casa, assim não corro o risco de perder algo no voo de volta para casa.

2.Chegar em casa e copiar tudo em 2 lugares.

Logo que eu chego em casa, ainda de madrugada, eu copio todos os cartões em meu computador e em um segundo HD, pois dessa forma eu já tenho as fotos em 3 lugares diferentes e se um deles der pau, temos dois com as fotos em segurança.

3.LEVAR UM HD PARA OUTRO LOCAL.

No dia seguinte eu faço mais uma cópia dos arquivos para um terceiro HD e o levo para outro local, faço isso para não perder as fotos no caso de acontecer alguma tragédia na minha casa, como incêndio ou desabamento(sim, penso nisso mesmo).

4.FAZER UM BACKUP DE TODOS OS ARQUIVOS PRONTOS PARA O DROPBOX.

Após editar todo o casamento, eu faço o upload de todos os arquivos prontos para o Dropbox. Custa apenas 100 dólares por ano para ter 1 terabyte de armazenamento, muito barato comparado ao benefício de ter todas as suas fotos seguras nos servidores do Dropbox.

5. MANTER ESSES ARQUIVOS POR PELO MENOS 5 ANOS.

Sim, a gente guarda todas as fotos por pelo menos 5 anos, pois caso você perca, poderá nos solicitar SEM CUSTO a recuperação dos arquivos. Enfim, esse é o meu fluxo de backup. Até hoje ele tem funcionado muito bem comigo e me sinto seguro com meus arquivos, que são mais que importantes, pois contam um pedaço da história de vida de pessoas queridas que merecem todo o carinho e cuidado da minha parte.

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO?

PEÇA AGORA SEU ORÇAMENTO

NÃO VAI EMBORA, VEJA MAIS EM NOSSO SITE:


e-session – Deborah & Samuel – Praia da Pedra Rachada
Paracuru Sessão

e-session – Deborah & Samuel – Praia da Pedra Rachada

Deborah e Samuel, daqueles casais que dá gosto de fotografar (como todos que fotografo), conectados,...

VER FOTOS

TRÊS DICAS INFALÍVEIS PARA TER LINDAS FOTOS DE CASAMENTO
Dicas de Casamento Dicas Para Noivas

TRÊS DICAS INFALÍVEIS PARA TER LINDAS FOTOS DE CASAMENTO

Se você está pesquisando inspirações sobre o seu casamento provavelmente já viu por aí fotos de casamentos...

VER FOTOS

Casamento – Juliana & Giuseppe – Igreja de Santa Edwiges
Casamento

Casamento – Juliana & Giuseppe – Igreja de Santa Edwiges

O post de hoje é longo, pois ninguém melhor para falar sobre esse casal do que eles mesmos contando a...

VER FOTOS


GOSTARIA DE SABER O QUE VOCÊ ACHOU. COMENTE ABAIXO: