4 Dicas para Conseguir Clientes no Início da Carreira


O início da carreira de fotógrafo não é nada fácil. Os clientes não irão bater na sua porta simplesmente porque você se tornou um fotógrafo. Você precisa mostrar para eles que você existe e que é capaz de entregar belas imagens em troca do pagamento deles.

Nesse artigo vou dar dicas do que eu fiz para conseguir meus primeiros clientes e que você pode usar e obter sucesso com elas.

1. Esteja bem preparado antes de contar ao mundo que você é fotógrafo.

Não adianta de nada dizer que é fotógrafo e sair por ai distribuindo cartões de visitas se você não está preparado para atender ao cliente que o busca.

Estude bastante antes, treine e fotografe muito para que na hora que você se lançar no mercado você seja notado da melhor forma possível.

Ter um bom equipamento também faz parte dessa preparação. Não estou dizendo pra você sair de casa e gastar milhares de reais em lentes, câmera e flashes, mas que você precisa ter o equipamento mínimo necessário para fotografar aquilo a que se propõe. Ou você vai sair por dizendo que faz fotografias de produtos sendo que não possui uma lente macro no kit? :-P

3. Crie um site com seu portfólio e um blog.

Ter um site hoje em dia é essencial para que você consiga clientes. O seu site deve ser organizado e com design simples e bonito. Além disso, obrigatoriamente deve ter um blog, pois se você se pergunta como ser encontrado no Google, a primeira resposta que eu te dou é: TENHA UM BLOG.

Publique seus trabalhos no blog, mas sempre com o cuidado de otimizar bem os textos e imagens para que sejam indexados no Google e que você consiga chegar a primeira página dos resultados de buscas para as palavras chaves que seus clientes usam ao procurar por fotógrafo.

Sem se aprofundar muito nisso, sugiro que estude bastante SEO(Search Engine Optmization) em livros e na internet ou pague um profissional que saiba o que faz.

Tão igualmente importante quanto o blog é o portfólio. Tenha um bem organizado dentro do seu site, sempre com as suas melhores imagens, que devem ir sendo substituídas assim que outras melhores forem sendo feitas.

Tenho esse artigo dando dicas de como construir seu portfólio no início da carreira.

3. Esteja nas redes sociais(ativamente)

O mundo de hoje é social(tudo bem que só on line, mas é), você deve ter presença nas principais redes sociais e contar lá o que você anda fazendo na fotografia.

Crie uma fanpage no facebook e utilize Facebook Ads para atingir seu público. A rede do Zuckerberg dá ferramentas excelentes em relação à segmentação de público.

Por exemplo: se você é fotógrafo de casamentos, pode fazer anúncios direcionados apenas as pessoas que estão noivas na sua cidade e atingir um público altamente segmentado. Sem se aprofundar muito, sugiro a compra desse livro para que você entenda bem o quão importante é o uso de Facebook ads no seu marketing.

Não esqueça também de ter conta no Google+. Apesar do pouco uso, é importante ter conta lá por causa do SEO.

O Pinterest está ficando cada dia mais famoso e ter uma conta lá é muito importante para trazer tráfego para seu site. Pensei nisso!

Be Social! :-)

4. Crie relações com fornecedores interligados com seu nicho de mercado.

Quer ser referenciado para clientes em potencial? Ajude pessoas ou empresas do seu nicho e tenha a ajuda deles.

Por exemplo, se você é fotógrafo de casamentos, já pensou o quanto que a loja de vestido de noivas não precisa de fotos de qualidade para divulgar seus vestidos? Então, entre em contato com uma dessas lojas e peça a ela para fazer uma parceria em troca de referências.

Você pode convidar uma amiga e um amigo para serem modelos, contrata maquiagem e cabelo e solicite à loja de roupas para noivos que empreste o vestido de noiva e a roupa do noivo em troca das fotos feitas e de um espaço na parede da loja para que você coloque uma linda foto impressa com qualidade e num tamanho grande na moldura com sua logo e seu site no canto.

Imagine quantas noivas não irão passar por essa loja e se apaixonar por essa fotografia de casamento. Com certeza elas irão perguntar quem fez a foto e a loja irá passar o seu contato, já que você os ajudou a economizar muita grana ao dar fotos para eles usarem no marketing.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e que compartilhem com os amigos.


PRECISANDO DE FOTÓGRAFO?

PEÇA AGORA SEU ORÇAMENTO

NÃO VAI EMBORA, VEJA MAIS EM NOSSO SITE:


Casamento – Gabriela & Júnior – Solarium Tabuba
Casamento Praia

Casamento – Gabriela & Júnior – Solarium Tabuba

Gabriela e Júnior, acho que vocês lembram deles por causa da sessão pré-casamento no Engenhoca que publiquei...

VER FOTOS

e-session – Deborah & Samuel – Praia da Pedra Rachada
Paracuru Sessão

e-session – Deborah & Samuel – Praia da Pedra Rachada

Deborah e Samuel, daqueles casais que dá gosto de fotografar (como todos que fotografo), conectados,...

VER FOTOS

Casamento – Jéssica & Osvaldo – Sítio em Guaramiranga
Guaramiranga Serra

Casamento – Jéssica & Osvaldo – Sítio em Guaramiranga

Casamento no Sítio e em Guaramiranga, sonho do fotógrafo aqui se realizando em 3, 2, 1… Haha! Foi...

VER FOTOS


GOSTARIA DE SABER O QUE VOCÊ ACHOU. COMENTE ABAIXO: